segunda-feira, 10 de março de 2014

Salto ideal para cada tipo de corpo

Saiba como valorizar a silhueta e evitar problemas ortopédicos


Salto ideal para cada tipo de corpo title=
Muito se fala sobre a moda e os sapatos mais descolados de cada estação, mas muitas mulheres se esquecem de que é preciso adequar cada tendência ao seu biotipo. A estlista Telma Pólo explica que mulheres com as pernas muito finas ou compridas, por exemplo, devem evitarsaltos muito grossos e pesados, pois fazem com que o corpo pareça desproporcional. “O ideal é usar sapatos com saltos mais finos, que acompanham a silhueta e compõem um visual harmonioso”, diz.

Sapatos para baixinhas ou muito altas

Para mulheres muito altas que querem manter a elegância sem parecerem ainda maiores, a dica da estilista são os saltos médios e mais finos. As sapatilhas estão liberadas para todos os biotipos, desde que conversem com o look e sejam adequados à ocasião.
Já para as baixinhas, ela indica saltos maiores e mais grossos, ou sapatilhas de bico fino e sapatos de salto na cor nude, pois alongam a silhueta. “Mas atenção ao excesso! Saltos altos demais fazem com que o corpo fique desproporcional, podendo arruinar qualquer look”, alerta.

Calçado ideal para gordinhas

Quem tem os tornozelos finos deve fugir de saltos grossos e pesados e abusar de saltos finos,ankle boots, gladiadoras e modelos com amarrações nos tornozelos, ao contrário de quem está com uns quilinhos a mais, pois as amarrações fazem com que os tornozelos e panturrilhas pareçam ainda maiores. “O ideal é usar sapatos com salto cone, bloco e modelos que evidenciem o peito do pé. As anabelas são mais que perfeitas para as mulheres com este perfil, pois, além de serem um clássico que não sai nunca de moda, têm a base maior e proporcionam mais conforto e segurança para quem usa”, diz. Além disso, existe o perigo de sobrecarregar os pés e as articulações com a base pequena. “O salto agulha, por exemplo, não cai bem nas mais cheinhas, pois desequilibra a proporção do corpo”.
Mas alguns calçados são verdadeiros curingas e caem bem para qualquer pessoa e ocasião. “Ossaltos quadrados estão liberados para todas. Além de serem super bonitos, elegantes e confortáveis, ficam super harmônicos com qualquer tipo de corpo”, afirma.

Riscos do uso do salto alto

Além das questões estéticas, o tipo de sola dos calçados interfere em diversas patologias do pé. Os que exigem mais cuidado são os saltos muito altos. “Eles podem predispor à entorses do tornozelo e, ao serem usados rotineiramente provocam um aumento de pressão na região dos dedos, que favorece o desenvolvimento do joanete, deformidade nos dedos menores e calosidades”, afirma o ortopedista Tônio Fernandes.
Veja na galeria diferentes tipos de salto e escolha o que mais combina com você.

Karina Smirnoff com ankle boots
Tanya Burr com salto nude

Maria Sharapova com salto fino

Kate Middleton com salto anabela


Rebecca Dayan de sapatilha


By Mariana Bueno




Nenhum comentário:

Postar um comentário